Fone 21 25277040 info@orbitamusic.com.br

Onde Mora o Segredo

Onde Mora o Segredo
8 de junho de 2011 Orbita Music

Muito se fala do suíngue da musica negra, mas se diz pouco sobre a sabedoria que vem do índio e do negro dos quais nós brasileiros herdamos o sangue e a cultura. “Quem balança como o mar não tem medo”, canta Aricia Mess em Onde Mora o Segredo. Essa cantora e compositora negra, carioca, descendente de índios, celebra a vida e o divino com sua música há mais de 15 anos. Ela nasceu com o ritmo e o pulso, incorporou a influência da música pop e faz qualquer um dançar sem o menor esforço. Mas não pense que basta se jogar na pista para curtir esse disco, prestar atenção nas letras faz parte da viagem.

Para Arícia Mess a arte é uma oferenda, uma forma de amenizar o sofrimento até mesmo de quem já foi. Por isso seu trabalho é dedicado às divindades femininas, às índias e negras que habitaram nosso país continental e que entregaram suas vidas em décadas de escravidão e dor. No batuque dos terreiros se faz a conexão com o divino, na pista a experiência se repete com alegria : “Rainha de Angola mandou dançar”. E todo mundo dança. Não dá pra ficar parado enquanto esse convite nos chama.

Escute as músicas da Arícia Mess

Arícia cuidou de cada detalhe dessa produção de qualidade técnica apuradíssima que tem a energia da música feita ao vivo. Por pouco mais de um ano ela testou esse repertório nos palcos e depois da banda quente e afinada gravou as bases com o power trio que a acompanha : Bruno Silveira (bateria), João Paulo Deo Gracias (Baixo) e Mauricio Caruso (guitarra). Ela assina a direção artística do cd e todos os arranjos junto com a banda, Carlos Triha e Fernando Morello – esses, parceiros desde o final dos anos 90.

Arícia Mess em começo de carreira foi a sensação dos palcos cariocas com uma banda de 9 pessoas e essa mistura de música pop com tropicalismo baiano. O Brasil estava carente de originalidade e de balanço. Seu primeiro disco saiu em 2000 numa época em que ser independente não era nada comum. Ela foi uma das primeiras artistas a misturar sem medo o Tropicalismo (no caso de Arícia especialmente Gilberto Gil) com Michael Jackson e Stevie Wonder. Hoje a diversidade é o mote na expressão cultural no Brasil e ser independente é a principal saída.

Vinicius de Moraes já dizia que o samba é uma forma de oração. Aqui tudo celebra a vida com a sabedoria de quem sabe esperar a hora boa e seguir a correnteza. É só prestar atenção pra fazer a coisa certa, que nesse caso é ouvir “Onde Mora o Segredo” bem alto e se deixar contaminar pela força e pela felicidade que nos traz a música de Aricia Mess.

www.ariciamess.com

Aricia Mess – Onde Mora o Segredo

Gravado entre janeiro de 2009 e janeiro de 2010 nos estúdios YB, Órbita e Loop, exceto voz e percussão da faixa 3, gravadas no home studio de Yuri Pinheiro e vozes das faixas 3 e 9, gravadas no home studio de Arícia Mess.

Carlos Trilha usa: mini moog, moog, concert mate, jupiter-8, juno 60, fender rhodes (mk1), clavinete (horner d-6), arp.2600, vk-7, vk-8.
Produção Musical : Arícia Mess, Carlos Trilha e Fernando Morello
Mixagem: Carlos Trilha e Fernando Morello
Masterização: Carlos Trilha, Fernando Morello e Aricia Mess
Arranjos : Aricia, Banda, Carlos Trilha e Fernando Morello.