Fone 21 25277040 info@orbitamusic.com.br

Produção Musical

Produção Musical
22 de setembro de 2016 Orbita Music

Ainda hoje muitos se perguntam, entre fãs, leigos e consumidores, o que é produção musical afinal!?
Se há os que tocam, os que compõem, os que cantam… Afinal, o que faz o produtor assim de tão importante?

Bem, produtor vem de produto. Isso já explica bastante coisa. Sería então o produtor o responsável pela parte “suja” do negócio, aquele que transforma a obra de arte e o artista em um mero e muito bem embalado produto comercial ? De fato, muito do produtor musical é isso aí mesmo, e muitas vezes é só o que se precisa sendo pois muito bem vindo.

É também, como o nome diz, o responsável por uma linha de produção; tudo aquilo que é necessário em termos práticos e tecnológicos para se gravar um CD, estúdios, horas marcadas, chamar os músicos, arranjadores, se certificar que tudo que eles precisam, para que nada falte à linha de montagem do produto.

Há por isso ainda hoje, entre os que estão começando a gravar, muitos que “temem” o produtor musical. Pois será ele que, cedo ou tarde, irá cortar as asas do criador tirando-lhe a liberdade de fazer o que quer; negando sua autenticidade, mudando o seu estilo, reprimindo sua espontaneidade…Bom, isso de fato pode acontecer. Mas nunca, com o bom produtor.

O produtor musical, nome que marca a diferença entre o produtor executivo (que trata só de questões adminstrativas) do que o que participa diretamente no processo criativo e artístico – se for realmente bom, vai ser, ao contrário das afirmações anteriores, o maior guardião da identidade do artista. E por incrível que pareça, mais do que o próprio artista.

O bom produtor musical tem, pelo próprio “distanciamento” de todo o processo criativo anterior e vivencial do “artista”, seja ele solo ou banda, a posição privilegiada para melhor compreender o significado artístico estilístico e conceitual relativo `a personalidade que transparece, `a vezes de forma implícita, na obra e nas atitudes deste (ou destes).

Assim como um psicanalista percebe, nos atos falhos a verdadeira identidade do paciente, o produtor musical repara, em lugares que `as vezes o próprio artista não nota, dicas fundamentais de como a sua musicalidade soa mais natural. Mais verdadeiramente ligada a uma essência que, com o ego inundado pelo excesso de informação dos nossos dias comparando-nos com tudo o que vemos e ouvimos, se camufla sob escombros de insegurança e modismo que parecem ser os mais profundos desejos, mas não passam de uma mera projeção.

E há uma imensa gama de manifestações ao longo do trabalho de produção de um cd para se cuidar e serenamente analizar. Ver se está tudo certo e, principalmente, adequado. Azeitado técnica e conceitualmente para atingir o objetivo final, que é em última análise, “emocionar” o ouvinte. Ou seja, dar a oportunidade ao consumidor de manifestar a sua própria identidade justamente por identificar-se em algum nível com a verdade que aquele grupo ou individuo transmite através da sua obra. E isso será mais amplo e verdadeiro, quanto mais verdadeiro e amplo for a manifestação da personalidade do artista em suas canções, assim como em sua atitude, seu repertório, sua linguagem sonora, sua pegada, seus instrumentos, sua retórica, seu estilo, sua técnica para tocar e para gravar, a textura e a cor do som na mixagem, na masterização, sua forma, suas melodias, suas letras, sua história.

Escute as faixas do álbum do DAZA (banda catarinense Dazaranha), uma produção musical do nosso estúdio.

A produção musical, é um trabalho complexo que envolve experiência e conhecimento técnico na integração de todas as etapas da linha de montagem de um CD. Mas é, antes de mais nada, e essencialmente, a arte de revelar ao artista ele mesmo.
Produção Musical

Produção Musical de Trilhas Sonoras

Trabalhamos com produção de trilhas sonoras, mixage, finalização e masterização áudio 5.1 para cinema, assim como produção de jingles, spots e vinhetas comerciais.

Nossos estúdios possuem equipamentos de última geração que para executar com êxito serviços de mixagem surround 5.1 para DVD-áudio (MLP) e DVD-Vídeo (Dolby Digital AC3 e DTS).

2016
“Através das Sombras”
Diretor: Walter Lima Jr
Mixagem e Trilha Sonora

2015
“CASA DE ROBERTO MARINHO” – DOCUMENTÁRIO
Direção Musical e Trilha Sonora

2014
“40 ANOS DE MINÉRIO PARA A CHINA” – DOCUMENTÁRIO
PREMIO TV – E-CORPORATE AWARDS – CANNES – Melhor Trilha Sonora

2014
CASA DE ROBERTO MARINHO – DOCUMENTÁRIO
Direção Musical e Trilha Sonora

2013
“SOMOS TÃO JOVENS”
Diretor : Antonio Fontoura
Direção Musical, Desenho Som, Mixagem

2012
“NOSSA HISTÓRIA” – VALE DO RIO DOCE – DOCUMENTÁRIO
PREMIADO TV E-CORPORATE AWARDS – CANNES – Melhor Trilha Sonora

2011
“RIO DOS ESPORTES” – DOCUMENTÁRIO
PREMIADO TV E-CORPORATE AWARDS – CANNES – Melhor Trilha Sonora

2010
“O BOLO (CURTA)”
Mixagem final e Desenho de Som

2006
“METERORO”
Diretor: Diego de La Texera.

2003
“LISBELA E O PRISIONERO” – Diretor : Guel Arraes.
* Recebeu dois prêmios no Grande Prêmio Cinema Brasil: melhor ator e melhor trilha sonora.
* Teve ainda dez indicações de melhor filme, melhor diretor, melhor ator coadjuvante, melhor atriz coadjuvante, melhor

roteiro adaptado, melhor figurino, melhor maquiagem, melhor montagem e melhor som.

2002
“AVASSALADORAS” – Diretor: Mara Mourão.
* Festival de Cinema Brasileiro de Miami (EUA). Venceu na categoria de Melhor Atriz, Melhor Edição e Melhor Direção de Arte.

2001
“TERRA DE DEUS”
Diretor: Iberê Cavalcanti.

2000
“NO CORAÇÃO DOS DEUSES” – Diretor: Geraldo Moraes.
* Recebeu o troféu Candango nas categoria de melhor trilha sonora e Melhor Cenografia.
* Festival do Recife 2000 (Brasil). Recebeu o troféu Passista nas categorias de melhor ator, melhor trilha sonora e melhor som.

2000
NO CORAÇÃO DOS DEUSES
Diretor: Geraldo Moraes.
Mixagem Trilha Sonora

1997
“DOIS NA CHUVA”
Mixagem final e Desenho de Som